Para continuar, confirme que tem pelo menos 18 anos de idade

Não, tenho menos de 18 anos
Sim, há mais de 18 anos

O seu acesso é restrito porque este sítio se destina a ser utilizado por pessoas com idade igual ou superior a 18 anos

Página informativa

Que mecanismos são mais frequentemente utilizados na gamificação?

A gamificação não tem a ver com jogos no seu sentido direto. Trata-se de certas mecânicas e estratégias que são utilizadas para aumentar a motivação das pessoas para realizarem determinadas acções. Aqui está um olhar sobre as mecânicas mais populares e como funcionam na prática.

 

Como é que os utilizadores são motivados pelos pontos, classificações e vários distintivos?

Estes três tipos de prémios são os mais utilizados. Vejamos as caraterísticas de cada um deles:

Pontos. O método mais simples utilizado em vários sectores. Os utilizadores recebem pontos por completarem determinadas tarefas. Um determinado número de pontos dá-lhe a oportunidade de receber uma recompensa, como um desconto, no caso de um cliente, ou um bónus, no caso de um empregado. Os pontos incentivam os utilizadores a concluir tarefas de forma mais ativa porque são fáceis de contabilizar. Por exemplo, se um utilizador vir que tem mais 10 pontos para receber um presente, age mais rapidamente.

 

Classificações. Uma boa ferramenta para as equipas. Desta forma, as pessoas podem ver qual é a sua posição entre os seus colegas ou amigos. Isto motiva muitas pessoas e desperta o espírito de competição.

 

Distintivos. Não são prémios virtuais, mas sim visuais, e são mais frequentemente utilizados pelos gestores das empresas. Os crachás podem ser coleccionados e utilizados para demonstrar o seu estatuto aos outros, por exemplo, “Melhor Empregado do Mês”.

Tudo isto é utilizado ativamente em várias esferas da vida: negócios, educação, desporto, parentalidade, etc.

 

O que é o efeito de progresso?

 

Outro fenómeno frequentemente mencionado na gamificação é o efeito de progressão. A acumulação de pontos e distintivos, passando para níveis mais elevados, dá às pessoas a oportunidade de verem o seu crescimento. Apercebem-se de que não estão paradas, mas a desenvolver-se. Isto motiva muitas pessoas a trabalhar ainda melhor e a crescer mais depressa.