Jogo responsável
A equipa do nosso recurso Web recorda a todos que, sempre que há jogos, as regras e os princípios do Jogo Responsável devem ser seguidos. Isto também se aplica à gamificação, que parece não ter nada a ver com videojogos ou mesmo com jogos de azar. No entanto, mesmo uma ferramenta tão popular e bastante eficaz tem uma série de consequências negativas se for utilizada de forma irreflectida e descuidada.
Se tenciona participar em minijogos, tenha em conta o seguinte:
- Não participe em minijogos duvidosos em que tenha de investir dinheiro para obter um prémio. Por exemplo, algumas empresas recorrem a manipulações – estabelecem condições irrealistas para os clientes para atrair mais dinheiro.
- Não implemente minijogos em todas as suas empresas. Isto é perigoso, pois pode perder a motivação para realizar tarefas em que a gamificação não é possível.
- Não participe em minijogos se sentir os seus efeitos negativos. Por exemplo, excitação excessiva, forte desilusão consigo próprio depois de perder e outras emoções negativas.
Os minijogos são uma boa ferramenta para se inspirar para completar tarefas difíceis ou aborrecidas. No entanto, não os deve utilizar com demasiada frequência ou em quantidades excessivas.